quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Ixora: Beleza e fácil cultivo

     Continuando nossa série de flores do verão, a escolhida hoje é a Ixora. Muito utilizadas principalmente em ambientes públicos como praças, jardins e canteiros por sua durabilidade, beleza e principalmente pouca manutenção.

     Originária da Índia e Sri Lanka, é um arbusto de porte médio podendo chegar até 2 metros de altura, muito ramificado e de formato compacto. Suas flores formam uma espécie de buquê, podendo ser encontradas nas cores amarela, laranja, cor-de-rosa ou vermelha, sendo esta última a mais comum. Floresce quase o ano todo mas especialmente no verão e primavera, suas flores não possuem cheiro e atrai polinizadores ou seja, atrai borboletas. Gosta de clima quente e não suporta geadas e em locais com ventos fortes é necessário fazer o estaqueamento da mesma para evitar a quebra.
     Sua utilização pode ser das formas mais variadas, em canteiros, arbustos médios, cercas vivas, bordaduras, vasos decorativos e junto a muros.
     Deve ser cultivada a pleno sol e regada regularmente.

    Ficou com alguma dúvida sobre as Ixoras? Deixe seu comentário abaixo que terei todo carinho para responder!
        
  

Referência de Pesquisa e Imagens:

Faz Fácil - Plantas e Jardins

Wikipedia, a enciclopédia livre.

Quntal Di Casa



2 comentários:

  1. Quero plantar um canteiro de ixoras próximo a piscina, só que exatamente ali que passa a tubulação que abastece a piscina. Gostaria de saber se a ixoras tem raízes muito fortes que poderiam quebrar a tubulação de PVC. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Selma, tudo bem? Sim, pode plantar pq as Ixoras possuem raízes rasas e não possuem raízes invasivas, que são as famosas raízes que abraçam a toda e qualquer tubulação. Vou deixar aqui o link de um site que fala exatamente isso, quais arbusto são indicados prá determinadas situações.
      https://www.direcionalcondominios.com.br/sindicos/materias/item/1389-paisagista-orienta-sindicos-sobre-especies-mais-adequadas-para-cada-tipo-de-ambiente.html

      Excluir